top of page

PERFORMANCE EM FOCO

 

É um projeto de extensão dentro do programa Laboratorio de Performance. Este projeto é aberto para artistas, comunidade acadêmica e comunidade em geral. O projeto será realizado em encontros temáticos mensais com a presença de artistas e pesquisadores convidados para mediar discussões/vivências/mostra de processos, com o objetivo de discutir práticas e teorias da arte da Performance. O grande tema do performance em foco de 2015 é "Dimensões Impossíveis", e os subtemas mensais são:

 

Maio - O mínimo do corpo

Junho - Entre peles

Agosto - Invenções da espécie

Setembro - Cidades Imaginárias

Outubro - Territórios maiores

Novembro - Universos expandidos

 

A equipe do Performance em foco é formada por:

 

- Daiane Dordete (UDESC), Janaína Trasel Martins (UFSC) e Bianca Scliar (UDESC): organizadoras dos encontros

- Alyssa Tessari: bolsista

 

O programa Performance em Foco teve início no dia 27/05/2015, e acontecerá sempre na última quarta-feira do mês (menos em julho), às 9h, no bloco vermelho das Artes Cênicas - DAC, dentro do Centro de Artes (CEART) da UDESC. 

 

Sobre os convidados:

 

Encontro 27/05/2015 - O mínimo do corpo

- Ana Alonso: Ensina Dança Contemporânea (1999 2009). Promove jams de Dança desde 2004. Foi bailarina e mentora do projeto Outra Dança de intervenções urbanas (2006). A partir de 2009 trabalha com Contato Improvisação nos projetos: Entrando em Contato projeto de difusão, intercambio e promoção do CI (2009 2013); Transformando pela Prática - Festival Bienal Internacional de CI na Natureza (2009 e 2012); Improvisação em Contato: poéticas do corpo projeto de pesquisa e extensão da Ufsc (2009 2010). Desenvolveu ao longo de 2011 o projeto Dança para Todos: DanceAbilty na cidade de Fpolis e coordenou oficina de DanceAbility no Festival de Contato Improvisação em Ilhabela 2013 - 2015. Desde fevereiro de 2010 é integrante do planoB coletivo de experimentações em dança com pesquisa que une intervenção urbana, improvisação e C.I. Mestre em Educação pela UFSC foi bolsista do Capes com dissertação sobre Contato Improvisação (2010 -2012). Realizou intercâmbio no Departamento de Artes do Movimento no IUNA (Instituto Universitário Nacional de Artes) em Buenos Aires, onde por dois meses participou como professora convidada em disciplinas de Contato Improvisação e no Seminário Tuning Score com Lisa Nelson. É pesquisadora dos grupos de estudos: Alteritas (PPGE, UFSC) e Poéticas da Performance (Deart, UNICENTRO). Escrevendo e pesquisando sobre dança e improvisação em diversas relações.

- Fabio Mello: Saxofonista e flautista, Fabio Mello iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade. Em 2000, ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e em 2004 entrou para o Conservatório Musical de Tatuí/SP no curso de Saxofone/MPB e Jazz. Integrou diversos conjuntos, entre os quais os grupos “Ritmos Brasileiros”, com o pianista André Marques e “Quebrando Galho”. Em 2008 desenvolveu um trabalho de pesquisa e aprimoramento junto a João Francisco Corrêa (grupo Madeira de Vento) intitulado “Técnicas interpretativas no Choro” e em 2009 foi convidado a integrar a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), onde atuou como flautista. Neste ano de 2013 se apresentou com diversos grupos e formações, entre eles: Carolina Zingler, com o violonista Luiz Sebastião e Grupo Choro a Quatro (projeto este premiado pelo Edital Funarte de Música Brasileira), Projeto Sete Pontos, Brass Groove Brasil, Leandro Fortes, Wagner Segura, Felipe Coelho, Denise de Castro, Neno Miranda, François Muleka,Vilmar (Dedinho), A Corda em Si e Trio Braseiro.

 

Encontro 24/06/2015 - Entre peles

Daiane Dordete: Doutoranda e Mestre em Teatro pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná. Professora efetiva do Departamento de Artes Cênicas da Udesc na área de voz/interpretação. É atriz, performer, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Suas áreas atuais de pesquisa permeiam processos criativos em voz, performance e teatro performativo. Coordena o Programa de Extensão Laboratório de Performance no CEART-UDESC desde 2011. Autora do livro Smoked Love: estudos sobre performance e dramaturgia do ator contemporâneo (Udesc, 2011).

Silmar Pereira: Bacharel em artes visuais - UDESC e mestrando em processos artísticos contemporâneos pela mesma instituição com pesquisa sobre as interlocuções do texto ficcional e da imagem como dispositivo performático em mídias diversas e meios distendidos de produção e disseminação. Investiga, pratica e estuda performance arte desde 2008. Tem interesse no corpo como objeto e mídia da prática artística e as implicações éticas, estéticas e politicas das ações ao vivo em espaços públicos e por entre as mídias de massa. Participa regularmente de eventos, mostras e seminários em performance e realiza residências de criação no Brasil e exterior sempre que possível. Atua como propositor de um espaço de criação artística performática, em estilo workshop, onde os participantes são convidados a imersões inventivas utilizando seus corpos como mídia e objeto de emergências poéticas.

 

 

bottom of page